Como funciona

COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA?

Antes de autorizar o crédito, o banco analisa se você tem condições necessárias para pagar as prestações mensais em dia. Apenas 30% da sua renda mensal pode ser comprometida para pagar as parcelas, o que limita as chances de quem tem um orçamento menor e deseja comprar um imóvel mais caro.


Muita gente é reprovada nesse processo, principalmente pelas dificuldades que encontram na hora de comprovar a renda mensal. Porém, existem estratégias que podem ser adotadas para se preparar e reduzir o risco de reprovação.


O primeiro deles é abrir uma conta-corrente na Caixa e passar a usá-la. Isso deve fortalecer o relacionamento com o banco e facilitar as análises futuras. O segundo é abrir uma conta poupança e depositar suas economias nela. Com um fundo de reserva em seu nome, o banco se sente ainda mais seguro para liberar o crédito. O ideal é que faça isso bem antes de solicitar o financiamento, permitindo ter mais tempo para construir um relacionamento considerável.


Enquanto se dedica a desenvolver um relacionamento com o banco, procure se esforçar para economizar, cortando gastos desnecessários e reduzindo as despesas. Assim, sobra mais dinheiro para depositar na poupança e você se prepara melhor para a aquisição do imóvel. Além disso, aproveite o tempo para aumentar a sua renda, seja por meio de uma promoção no emprego ou por outro trabalho nas horas extras.


COMO SÃO CALCULADOS OS JUROS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA?

Em todo financiamento há uma cobrança de taxa de juros diluída nas parcelas. Porém, na Caixa Econômica Federal, essa taxa é calculada com base no preço do imóvel e, claro, a sua renda mensal. Então, quanto mais alto for o seu orçamento familiar e o valor do imóvel, maiores serão os juros. Isso acontece porque o banco visualiza o seu potencial de arcar com a dívida, entendendo que tem maiores condições nesses casos.


PRINCIPAIS ETAPAS PARA CONSEGUIR ESSE TIPO DE FINANCIAMENTO

Da simulação ao contrato assinado, a concessão do crédito pode durar até 90 dias. No entanto, o prazo é contado a partir de quando você confirma a compra e entrega todos os documentos exigidos. Confira agora cada etapa do processo:


1. FASE DA SIMULAÇÃO

A primeira coisa a fazer é solicitar uma simulação para descobrir o limite que terá disponível, a taxa de juros que será cobrada, o valor de cada prestação e o número de parcelas (prazo para quitação). Você pode fazer essa simulação com MS, adicionando o valor que pretende dar de entrada, o valor do imóvel, quanto pretende pagar por mês e outras informações relevantes.


2. DOCUMENTAÇÃO E CADASTRO

Se a simulação te agradar, junte os documentos necessários e agende uma horário com a MS Consultoria para realizar o cadastro. Se já for cliente, essa etapa será bem mais fácil e rápida, pois já teremos as principais informações sobre você.


Mesmo assim, providencie os seguintes documentos:


  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de casamento (para quem é casado);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de renda (contracheques);

Se você é profissional liberal ou autônomo, pode apresentar um extrato bancário, contrato de prestação de serviços, contrato de aluguel, declaração do Imposto de Renda, declaração de contribuição sindical da categoria, recibos obtidos com as vendas e serviços realizados e Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), que é emitido por um contador.


Essas informações entrarão para o banco de dados, que analisará o seu pedido de crédito. Se tiver recursos disponíveis em alguma conta de FGTS, aproveite o momento de preenchimento do formulário de cadastro para informar. Isso ajuda bastante.


Com a MS Consultoria todo o tramite é mais fácil devido a experiência de anos de mercado.


3. ANÁLISE DE CRÉDITO E APROVAÇÃO

Após a realização do cadastro, o banco inicia o processo de análise e pede um prazo de até 5 dias úteis para dar a resposta. Caso tenha o crédito aprovado, todos os detalhes serão informados e você ficará sabendo sobre o limite liberado, número de parcelas e valor das prestações.


Antes de chegar nessa fase, faça uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, para saber se não existem pendências que possam atrapalhar na obtenção do financiamento. Caso haja, só entre na análise de crédito depois que tudo estiver resolvido. Se quiser, você também pode somar forças com o cônjuge, filhos ou pais para apresentar uma renda mensal maior e conseguir um limite de crédito mais alto.


4. AVALIAÇÃO DO TERRENO DESEJADO

Enquanto o seu pedido de crédito é analisado, um engenheiro representante da Caixa visitará o terreno que deseja comprar para fazer uma vistoria, verificando as condições estruturais e valor de mercado.


O laudo de avaliação deve ser entregue em até 5 dias.


5. ASSINATURA DO CONTRATO

Com a vistoria do imóvel pronta e o crédito aprovado, é hora de assinar o contrato em máxima 10 dias.


A MS Consultoria, Você e o vendedor do imóvel devem comparecer juntos à agência da Caixa para concretizar essa etapa. Aqui você terá que arcar com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é de 2% sobre o valor do imóvel mais as taxas cobradas pelo cartório.


QUEM TEM DIREITO AO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA com subsidio?

Para quem tem saldo disponível na conta do FGTS, pode utilizá-lo para comprar o imóvel, abater parcialmente o saldo devedor de um financiamento em andamento ou quitá-lo completamente. Porém, deve se enquadrar nas seguintes condições:


  • Precisa acumular, pelo menos, 3 anos de carteira assinada;
  • Não pode estar em outro financiamento habitacional;
  • Não pode ter imóveis no nome, principalmente no município onde se localiza o que pretende comprar;

O financiamento imobiliário da Caixa é uma ótima oportunidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria e investir em imóveis. Se você ainda não começou, esse é um bom momento, já que o governo vem liberando subsídios para estimular as vendas no setor.


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